No momento você está vendo SINTRACOOP – AL FECHA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM OCB/AL

SINTRACOOP – AL FECHA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM OCB/AL

O Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Alagoas (Sintracoop – AL), representado pelo presidente Raphael Miguel, em reunião na manhã desta quinta-feira (22/06), com o representante da e a Organização das Cooperativas Brasileiras de Alagoas (OCB/AL), Antônio de Pádua da Costa Visgueiro Cavalcante, e o assessor jurídico da entidade, Dr. João Ramiro   assinaram e protocolaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024. A CCT foi aprovada em assembleia geral.

Segundo o presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, apesar das negociações terem se estendido, os trabalhadores deverão receber o reajuste retroativos ao mês de janeiro. “Como todos sabemos da questão do processo eleitoral no sindicato patronal, as negociações deste ano foram mais complexas, porém a retroatividade dos reajustes salariais, pisos salariais e demais benefícios a partir da data-base da categoria, em 1º de janeiro de 2023 estão garantidos. Essa medida visa garantir que os trabalhadores não sejam prejudicados ​​pelos períodos anteriores à assinatura da convenção”, explicou.

A convenção é válida por dois anos, contudo haverá uma rediscussão das cláusulas econômicas em janeiro de 2024, permitindo que as partes envolvidas avaliem as condições e necessidades da categoria, bem como os reajustes que estarão vigentes no próximo ano.

A Convenção Coletiva de trabalho é válida para todos os trabalhadores, como regra geral. Agora as cooperativas interessadas no fechamento dos Acordos Coletivos de Trabalho, e assim negociar benefícios adicionais, como plano de saúde, previdência privada e participação nos resultados, poderão procurar o Sintracoop – AL para abrir um diálogo. “Os acordos permitirão a pactuação de termos que regulamentarão os benefícios específicos de cada cooperativa. É importante ressaltar que esses acordos individuais devem estar em conformidade com o instrumento coletivo principal, não sendo negociado nada menor do que já foi firmado na convenção”, afirmou Raphael.

O Sintracoop – AL reafirma seu compromisso com o diálogo e a busca por negociações que atendam aos interesses de ambas as partes. A CCT é resultado de um processo de negociação coletiva construtiva, no qual foram pensadas as necessidades e reivindicações dos trabalhadores e as condições das cooperativas. “Esperamos que a CCT contribua para o fortalecimento do setor cooperativista em Alagoas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do estado e valorização dos trabalhadores”, finalizou o presidente.