No momento você está vendo SINTRACOOP AUTORIZA COOPERATIVAS A APLICAREM REAJUSTE SALARIAL ANTES DO FECHAMENTO DA CCT

Devido ao processo eleitoral em andamento no sindicato patronal, OCB – AL, considerando que a entidade ainda não possui diretoria eleita e apta a realizar as negociações salariais com o sindicato dos trabalhadores e sem previsão de data para eleição e posse, o Sintracoop – AL, com objetivo de não prejudicar os trabalhadores em uma negociação que pode durar meses, o sindicato laboral decidiu autorizar as cooperativas a aplicarem um reajuste mínimo de 10,16% que corresponde a inflação do período de janeiro a dezembro de 2021, de forma retroativa aos trabalhadores, sem que seja considerado um aumento espontâneo.

O presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, esclarece que a medida foi tomada que os trabalhadores não sejam ainda mais prejudicados pela indefinição eleitoral no sindicato patronal. “A reivindicação do sindicato é 15%, porém estamos autorizando, pelo menos, o reajuste da inflação no período até que as negociações sejam encerradas e aplicado o reajuste total aos trabalhadores. Além disso estamos nos colocando à disposição das cooperativas para a negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho individuais com o intuito de dar mais celeridade ao processo de negociação e que cause menos impacto aos trabalhadores”, explicou o presidente.

Para conceder o reajuste é preciso seguir algumas regras determinadas pelo ofício nº 012/2022, que autoriza a antecipação parcial de reajuste salarial aos trabalhadores. Para que seja realizado de forma organizada, só será autorizada a concessão, mediante a comunicação por escrito com o nome da cooperativa e a relação de todos os empregados contendo: nome completo, função, data de admissão e valor salarial atual e valor salarial reajustado, para o SINTRACOOP/AL, SOB PENA DE NULIDADE DA ANTECIPAÇÃO. “As cooperativas que desejarem também podem aplicar índices superiores ao autorizado, porém estão expressamente PROIBIDAS de aplicar índices menores que a reposição da inflação, causando impacto negativo na campanha salarial 2022”, alertou Raphael.

Considerando também o estado pandêmico, as cooperativas que desejarem uma negociação diferenciada devem procurar o sindicato para que possa ser analisada pela entidade laboral e levada em votação aos trabalhadores que terão a opção, através de assembleia presencial e/ou virtual, aprovarem ou não os índices propostos pela cooperativa. “Estamos trabalhando para que as eleições no sindicato patronal não tragam reflexos negativos aos trabalhadores, visto que não sabemos quando será possível dar prosseguimento as negociações e zelando pelo bem-estar de todos, estamos abertos as negociações individuais. Para isso a cooperativa pode procurar o sindicato o quanto antes”, finalizou o presidente.

Para qualquer comunicado, informações ou qualquer outro requerimento sobre os acordos coletivo poderão ser feitos diretamente ao presidente, Sr. Raphael Miguel da Silva, pelo e-mail: raphael@sintracoopal.com.br ou pelo Fone/WhatsApp: (82) 99971-8477.