Em reunião como assessor jurídico do sindicato patronal OCB – AL, o presidente do Sintracoop – AL, Raphael Miguel, protocolou nesta segunda-feira (06/12) o rol de reivindicações para as negociações coletivas 2022/2023. A data-base da categoria no estado é primeiro de janeiro, por isso o sindicato já inicia as negociações com antecedência para que os trabalhadores possam receber os reajustes e benefícios negociados. “Estivemos em reunião com o assessor jurídico do sindicato patronal, João Ramiro, e apresentamos a ele nossos projetos para 2022 que vão além das negociações salariais, mas também para proporcionar aos nossos trabalhadores mais qualidade de vida”, adiantou o presidente.
Com a entrega da pauta de reivindicações, as entidades sindicais começam as tratativas aguardando o agendamento da mesa de negociação para discutir os pontos da convenção coletiva de trabalho. Instrumento que regulamenta as relações de trabalho entre cooperativa e trabalhadores. “A convenção é a garantia do trabalhador que o que foi acordado deve ser cumprido por ambas as partes, com a convenção firmada aí sim podemos partir para o fechamento dos acordos coletivos diretamente com as cooperativas, que garante condições ainda mais vantajosas aos trabalhadores”, explicou Raphael.
O presidente ainda explicou que apesar das negociações já estarem em andamento, é possível que se estenda um pouco mais até que as partes cheguem a um acordo com benefícios para todos. “Sabemos que os dois últimos anos não tem sido fáceis para a economia, contudo precisamos preservar o poder de compra dos trabalhadores e a manutenção dos empregos, será uma negociação com muito equilíbrio e diálogo como sempre fizemos”, encerrou.